terça-feira, 11 de novembro de 2008



Está, formalmente reconhecido o resultado do meu ttt, NEGATIVO!


A Dr.ª Catarina mando-me ir à consulta pós negativo e disse-me que teremos de fazer uma nova avaliação. Porque, não pudemos contar unicamente com a qualidade dos embriões.


Vou-lhe pedir para me mandar fazer analises até à "sola" pés!

Afinal, tenho 34 anos e não posso andar a brincar... não falando no dinheiro, que começa a ser um recurso escasso.

Como devem imaginar estou muito triste. A minha familia ainda não sabe, nem me apetece dizer... apetece-me ficar em casa no silêncio, afinal os momentos de luto devem ser vividos na altura certa.

Este ttt era para ser feito em segredo, mas devido a problemas de ordem familiar tivemos que contar, mas apartir desse dia acabou-se a paz e Zé teve de reconhecer, que no proximo ttt não vamos dizer nada a ninguém! As pessoas sem querer acabam por cobrar, e a sua preocupação transforma-se em ansiedade.

A grande vontade de serem avós, tias faz-me sentir incapaz, inferior... e não quero que ninguém tenha pena de mim. Enquanto escrevo dou-me conta de como a infertilidade me começa a pesar. Afinal ainda não ultrapassei o periodo de negação.

E no final vão me dizer que exagerei, que não devia ter passado a ferro, nem cozinhado... as cobranças! e eu só preciso de colo... mas sinto-me tão só!

Encontrei este poema num blogue (não sei quem escreveu!), mas reflete tão bem o que sinto:



Se não houver amanhã
hoje quero estar sozinha
sentada,
num precipicio,
Quero contemplar o mar.
e deixar-me embalar,
quero ouvir as ondas
rebentar,
e deixar-me ficar...
Se não houver amanhã,
quero estar sozinha e
desenhar no meu coração
todos os rostos
que quero guardar
para mim...
Se não houver amanhã,
não chores,
sorri apenas...


segunda-feira, 10 de novembro de 2008




Desculpem só agora estar a dar notícias, mas a vida a assim o obrigou!

Aqui vão as minhas noticias! Como sabem desta vez fiz alteração de protocolo (curto com antagonistas), a medicação que tomei foi o Gonal, Menopur e Cetrotide.
O tempo passou a correr eu fiz a estimulação tão rapidamente, que iniciei o ttt numa sexta e no próximo domingo já estava a fazer a punção. O prognóstico foi sempre reservado o Dr. Sérgio nunca se quis comprometer e não nos dava muitas esperanças, por sua vez os meus ovários loucos como sempre, produziam óvulos e mais óvulos. Mas, como sabemos quantidade é diferente de qualidade, e o Dr. dizia-nos que o problema é saber quando parar, porque havia a probabilidade de grande parte dos óvulos ser imaturo.

Quando cheguei ao dia da punção, que correu melhor que outra (não tive tanta dor) a recolha foi de 27 ovocitos, o Dr. Sérgio, mais uma vez, nos chamou à realidade dizendo, que provavelmente só teríamos uns 2 embriões bons por causa da qq dos meus ovocitos.

Entretanto fiquei de descanso porque os meus ovários ficaram tão inchados que podia ter uma “transrotação”. No segundo dia após a punção tive que fazer controlo ecografico, para ver se estava tudo bem.

Chegou o dia da transferência e eu estava tão nervosa, que até estava roxa, a enfermeira perguntava-me se estava bem, mas eu só pensava na conversa que tinha tido com o Dr. no dia da outra transferência (ovocitos de má qq… blá, blá, blá… problema nos ovários).

Entretanto chega o Dr., com uma data de papéis na mão a dizer que nunca tinha visto uma alteração assim, que não compreendia, que dos 27 ovocitos, 21 eram maduros, 15 fecundaram e 11 evoluíram e eram de óptima qq. Até a embriologista foi lá falar comigo, porque foi uma alteração vertiginosa!


Fiquei tão feliz... Porque a primeira fase da meta estava ultrapassada! Nos primeiros dias tive imensas dores pareciam contracções nas paredes do útero.

Ao sétimo dia fiz a analise à P4 e estava tudo bem! Mas no dia seguinte, comecei a desinchar… e na sexta-feira de manhã veio o malvado. Não estava a contar com desfecho tão rápido. Mas, a verdade é que independentemente da qualidade dos embriões não passo do nono dia.

Amanhã lá vou fazer o Beta! Sei que é um contra-senso, mas a enfermeira fez-me prometer que iria…

Agora tenho os meus congeladinhos à espera!!!